VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

Terapias Integrativas

VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

ÁGUA, um assunto tão debatido nos dias de hoje, principalmente por estarmos entrando num período de preocupante escassez. Mas será que sabemos a importância da água em nosso planeta pessoal, nosso corpo, além de matar a sede?

Vejo tantas pessoas preocupadas em não esquecer de tomar seu vinho para proteger seu coração, o cálcio diário para fortalecer os ossos, vitamina C para evitar gripe, complexo B para fortalecer as unhas, os betacarotenos para ajudar no bronzeado, seus cremes caros para evitar as rugas e assim vai…mas e a água, só toma quando tem sede?

Você sabia que sem a água, nenhum desses produtos fazem efeito? A água é vital para todas as reações fisiológicas de nosso corpo.

Será que devemos esperar nossa pele enrugar para passar creme? Esperar nossos ossos se esfarelar para nos preocupar com o consumo necessário de cálcio? Por que então esperar a sede se sabemos da necessidade de água?

Além de hidratar o organismo e aumentar a resistência do sistema de defesa, a água eleva a sensação de saciedade e é uma das principais aliadas nas dietas de emagrecimento.

Podemos ficar dias, até semanas sem comer, mas 3 (três) dias sem água pode gerar danos irreparáveis ao corpo. Sem ela, diminui a quantidade de sangue, de oxigênio, de sais minerais, além de comprometer inúmeras reações essências ao bom funcionamento do corpo.

Ao nascermos, somos entre 80% e 90% constituídos de água, na adolescência cai para 70%, na fase adulta para 60%, na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50%. A água em nosso corpo está diretamente ligada a vitalidade, juventude e saúde.

Já parou para imaginar se tivéssemos que tomar água parada? De pouco circulação?

Muita gente faz isso com suas células, exigindo um sacrifício delas em reaproveitar uma quantidade restrita de água, por não renovarem a água de seu corpo, ingerindo líquidos suficientes ao longo do dia.

Veja algumas das principais funções da água no organismo:

  • Transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo.
  • Excreção de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são libertadas as substâncias que o corpo não necessita.
  • Solvente como meio onde se dão todas as reações.
  • Regulação da temperatura corporal. Quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a sudorese a fim de liberar calor através da evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, abaixando a temperatura corporal.
  • Hidratação da pele.
  • Facilita o transito intestinal.
  • Entre as refeições inibe a fome, auxiliando nos regimes de emagrecimento.

SE VOCÊ TEM SEDE DE SAÚDE, BEBA ÁGUA!

Danielle Bida  – Naturóloga e Terapeuta Comportamental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?