A DEPRESSÃO E A REPRESENTAÇÃO INTERNA DE TEMPO

Terapias Integrativas

A DEPRESSÃO E A REPRESENTAÇÃO INTERNA DE TEMPO

A depressão hoje é uma síndrome que vem acometendo um número cada vez maior de pessoas e aumentando de forma alarmante não só no Brasil, mas em vários países e em todas as idades.

Mas o que esta doença pode ter relação com nossa forma de pensar?

Muitos casos de depressão se iniciam após um estado emocional de intensa tristeza, como após uma perda de ente querido, de emprego, ou uma doença grave e isto em alguns casos pode fazer verdadeiras mudanças nas nossas configurações internas, no “software da mente”.

Quem nunca se referiu a aguem com: “Essa aí vive no passado”, ou “Ela só pensa no futuro, nunca tem tempo para aproveitar o agora”, ou então “ela só vive no presente, nem sabe onde quer chegar”. Essas características têm relação de como a pessoa representa internamente o tempo – passado, presente e futuro. Essa configuração mental fornece a base de suas habilidades e limitações, e enquanto não houver mudança nesta forma interna de pensar não se consegue mudança de alguns padrões emocionais e comportamentais.

O tempo é um elemento primordial da organização de nossas experiencias.

E tenho observado em inúmeros casos de depressão uma relação direta com esta configuração interna, onde algumas pessoas acabam de tão intensa relação com uma determinada memoria traumática ter estes arquivos numa configuração onde aqueles pensamentos tristes acabam tomando conta de quase todo o tempo que deveria estar se olhando para o agora ou para o futuro. E a dor ao invés de diminuir com o tempo acabam se mantendo vívidas e em alguns casos aumentando gradativamente conforme o tempo vai passando.

Se você se identificou com o que está lendo, reflita em que lugar as imagens que te entristecem aparecem cada vez que lembra delas, e perceba se não está sendo uma dessas pessoas que não estão conseguindo deixar o passado “para trás”. Então se pergunte:

“O que preciso aprender, compreender ou aceitar desta experiência triste que quando aprender, compreender ou aceitar vai me permitir deixar o passado para trás e voltar a viver um presente feliz e próspero?”

E deixe sua mente inconsciente encontrar essas respostas. Faça este exercício antes de deitar e se permita conhecer a ti mesma e encontrar seu caminho de cura e evolução.

  • Este exercício não substitui remédio nem acompanhamento médico, e pode ser utilizado como complemento a qualquer tratamento que já esteja fazendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?